IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

27/05/2011 10:54

Um de nossos colegas do PET, Rafael, participou do primeiro dia do Fórum e registrou as principais atividades que ocorreram por lá.

Confira:

 

26/05/2011 19:18 - "Hoje, sobe a maestria de Wellington Nogueira, criador dos Doutores da Alegria, houveram duas mesas de palestras. Na primeira, com o assunto de Educação, não violência e paz, os seguintes palestrantes a seguir fizeram uso da palavra:
1- o professor doutor Fredric Litto falou sobre os futuros da educação. Disse que a educação formal será uma de maior pluralidade, baseada em temas e em formato híbrido, com educação presencial e a distância atuando em conjunto, que a educação informal sera mais virtual, e que a educação não formal (area de atuação do pet de licenciaturas da unifei) será virtual e será a principal forma de graduação dos estudantes de todos os níveis do ensino, mas que o Brasil encontrará muitas barreiras nesse processo, como a proibição da e ducação em domicílio, a supercentralização de poder de decisao do mec, o não incentivo à profissão docente e até mesmo a estrutura semestral dos cursos.

2- a monja Coem falou que é necessário que passemos a pensar no todo, acabar com a politica do olho por olho, que as pessoas tenham visão além da sua area de formação e pratiquem uma politica de paz, assim como fazia Gandhi.

3- o professor doutor Mário Sérgio Cortella falou da nessecidade de unificação global, rompimento de barreiras e sobre a politica do passado, onde devemos começar a pensar em que passado queremos que o mundo tenha. Disse também da necessidade da tomada de posições, deixando de ser "morno", ou meio termo.

4- o economista Ladislau Dawbor falou da necessidade de reforma da atual política economica, onde nao mais o produto tem valor, e sim o conhecimento. Disse que é necessário democratizar o conhecimento e livra-los de patentes e direitos autorais.

5- o professor Tião Rocha defendeu uma politica educacional de atitudes. Suas palavras resumem-se na politica do tic-tac: transformar a Tecnologia de Informação e Comunicação em uma Tecnologia de Aprendizagem e Convivência.

Esta mesa finalizou com discursos de representantes da unesco e petrobas, expondo politicas de interesse das respectivas organizações.

A mesa 2 foi com o assunto Justiça Social e Econômica, onde representantes do Banco do Brasil e BNDES falaram de politicas ecologicas e sustentáveis sem ligação com a educação.
1- o professor Muhammed Yunus, fundador do Grameen Bank, falou de como acabou com a miseria em seu pais disponibilizando microcredito para mães manterem seus filhos na escola e conseguirem sanar a fome.

Neste momento, participarei de uma conferencia do movimento internacional Let's Do It - Limpa Brasil.
O forum deste ano tem como tema O FUTURO DA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O FUTURO. "

 

Em breve postaremos mais notícias sobre as discussões do IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade.